Então, eu ia falar sobre uns boatos que rolam sobre Nagase e Ayu, mas resolvi deixar para depois pois nem tô afim de ficar procurando foto de paparazzi dos dois juntos.
Mas tenho outras coisas a falar.
O Japão é a terra das celebridades. Todo mundo é famoso: âncoras de TV, cantores, comediantes, mascotes de comercial.
E muitos desses "famosos", que não tem nada a ver com atuação, acabam ganhando papéis em dramas e filmes. Mas alguns atores, fazem por merecer e hoje vamos ver quem são as atrízes mais bem pagas do Japão.Para começar, a lista muda. Atores caem, atores sobem. Se o rating do drama foi baixo, puff, eles caem. Se for alto, eles sobem.
Mas, bom, a lista está assim por enquanto (em ordem crescente):
As 4 Rainhas dos Céu do Jdoram
Rainhas do céu não foi minha invenção (eu não sou tão cafona assim ^^;;), é o nome que eu vi sendo usado para as tias que ganham mais de 2.5 milhões de yen por capítulo.
As quatro rainhas costumam mudar muito, mas atualmente são elas:
Ito Misaki
Reza a lenda, que sua beleza "fora desse mundo" é o motívo do seu sucesso entre o grande público e não seus dotes de atuação. Até porque, ela ficou famosa fazendo comerciais e depois migrou para dramas (alias, antes dela emplacar, ela fez JU-ON, que é "O Grito", aquele filme de terror. Só que a versão original, a japonesa, obvio).
Seja com for, Ito está super em alta no Japão, estrelando tudo que é comercial e sendo uma das atrizes mais bem pagas. Mas como ela chegou a essa posição?
Com sua beleza, err, digo, seus dotes teatrais, ela conseguiu papéis em vários doramas e depois de fazer pontas em vários dramas de sucesso como Lunch no Joou e Gokusen, ela finalmente conseguiu seu primeiro papel estrelar no drama da TV Asahi Taiho shichauzo, que não foi um grande sucesso. Em seguido, conseguiu papéis importantes em vários dramas, mas nenhum foi um enorme sucesso.
Mas com seu look fino (e seus dotes teatrais, claro), ela conseguiu o papel principal no drama Densha Otoko. Ela era Aoyama Saori (Hermes no livro e no filme), a dama fina e chique que o personagem título se apaixona. O drama foi um enorme sucesso e fez o salário dela chegar lá em cima.
Logo em seguida, ela conseguiu o papel principal em Kiken na Aneki. Kiken ia ser exibido no horário gekku o que significava que era o que mais tinha chance de ir bem.
Na falta de uma história boa (aparentemente, o principal motivo para esse drama foi para fixar Ito Misaki e deixá-la mais popular), botaram ela como uma hostess que come muitas bananas todo capítulo. Apesar de ruim, Kiken na Aneki foi um enorme sucesso e estabeleceu ela com uma das atrizes mais populares do Japão.
Seu próximo drama, Tiger & Dragon, uma comédia (legalzinha), não foi um enorme sucesso (ficou com 12.9% de média), mas Ito não foi responsabilizada, pois o programa foi principalmente promovido com base em seus protagonistas masculinos (Okada Junichi e Tomoya Nagase).
Ito Misaki, na atual temporada de verão, está estrelando no drama "Sapuri", o que mais se tinha expectátivas para essa temporada mas acabou não emplacando. Mais sobre ele, no post sobre o desempenho dos dramas de verão.
Será que depois do fiasco de Sapuri, o salário de Ito irá cair? Ou será que ela conseguira se salvar, estrelando em um sucessso?
Cachê de comercial: Cerca de 50 milhões de yen.
Ryoko Shinohara
Ela é uma das atrizes favoritas dos japoneses, principalmente entre as mulheres.
Ela não teve um papel certo ou sorte desde o começo. Ryoko começou como cantora e teve um enorme sucesso produzido por Tetsuya Komuro. Mas logo foi esquecida.
Ela estreou em doramas em 1992 e desde 1995 ela já fez mais de 20 dramas, só tendo alcançado o sucesso nos últimos anos depois de muito trabalho duro.
Desde 1995, ela já fez dezenas de papéis: alguns importantes, alguns nem tanto. Em 2002, ela ficou mais respeitada e a importância de seus papeis foi crescendo desde então.
Mas só em 2004 que ela realmente foi reconhecida depois de estrelar em duas séries de sucesso: "At Home Dad" e "Hikari to Tomo Ni". Nesse último, onde ela interpretou a mãe de uma criança autista, sua atuação foi muito elogiada.
Depois, ela emplacou o papel principal em "anego", que foi um grande sucesso (principalmente entre as mulheres) e que fez dela uma das atrizes mais populares. Esse ano, ela já estrelou em dois dramas: Unfair e Hanayome wa Yakudoshi. Para ler mais sobre Hanayome, leia o post "Desempenhos dos Dramas de Verão".
Cachê de comercial: Cerca de 50 milhões de yen.
Ryoko Yonekura
Ryoko Yonekura fez pontas em muitos dramas em 2000 e em 2001 finalmente conseguiu um papel mais importante, em Love Revolution, que foi um sucesso.
Apesar de nada que ela estrelou ter sido um estrondoso sucesso, as audiências de todos se mantiveram estáveis e ela teve poucos fracassos. Ela também já estrelou uma novela da NHK, o que enriquece o curriculo de qualquer atriz.
Ela costuma fazer ou papéis sorridentes e bobinhos (como em Okusama wa Majo, a versão japonesa do seriado antigo americano Bewitched, conhecido no Brasil como "A Feiticeira") ou personagens fortes, inescrupolosos e elegantérrimos (como em Kurokawa no Techou e Kemomichi).
Nessa temporada, ela resolveu inovar fazendo uma pacata dona de casa em "Fushin no Toki". Leia o topico "Desempenho dos Dramas de Verão" para saber mais sobre Fushin.
Cachê de comercial: Cerca de 50 milhões de yen.
Yuki Amami
Essa atriz começou sua carreira como parte da respeitada trupe teatral só de mulheres Takarazuka. Ela era uma das maiores estrelas do grupo (que tem muitas fãs) e foi a mais jovem a fazer um papel masculino principal em uma das produções do grupo. Ela se aposentou do Takarazuka em 1996.
Então, quando ela estreou na TV em 1998, ela já tinha um passado de sucesso. Ela começou com pontas, mas não demorou muito para ela começar a estrelar doramas.
A audiência de nenhum drama que ela fez foi muito grande, mas ela continuou sendo usada como protagonista e eu me pergunto o porque. Tem várias outras atrizes que já fizeram parte do Takarazuka e, apesar dela ser uma ótima atriz, sabemos que não é isso que dá papéis principais. Mesmo assim, em 2003, ela brigou com sua agência (aparentemente pq esta não conseguia nenhum trabalho bom para ela).
Ela estrelou em Rikon Bengoshi, que não teve audiências impressionantes ao meu ver, mas agradou a Fuji TV o suficiente para ganhar uma segunda temporada.
Aí sim ela conseguiu seu papel de grande sucesso: como a malvada professora de Jyoou no Kyoushitsu. As audiências do drama só subiam e só se ouviam críticas positivas. A atuação de Yuki, que protagonizou, também foi muito elogiada.
Daí para um papel principal em um gekku foi um pulo. "Top Caster" foi um sucesso de audiência, então a atriz pode descansar em paz que seu salário não deve cair (apesar de seu último especial ter sido um fracasso). Yuki não está na atual temporada.
Cachê de comercial: Cerca de 60 milhões de yen.
Eu estava lendo sobre o Television Drama Academy Awards e tem um que SekaChu ganhou todos os prêmios! Melhor ator, melhor revelação, melhor coadjuvante, melhor música tema, melhor clipe de abertura, melhor casting, melhor roteiro... *o*. OK, desculpa pela interrupção... continuando:
Nakama Yukie: A atriz mais popular
Sem a menor duvida a atriz mais popular do Japão hoje em dia, ela ganha 3 milhões de yen por episódio.
Advinhem qual foi o papel que botou Nakama Yukie no mapa?
Quem respondeu Yamaguchi Kumiko (a Gokusen) errou. O papel que botou Nakama Yukie no mapa foi o de Yamada Naoko, a protagonista do drama de mistério "Trick" da TV Asahi, que conseguiu 7.94% de média, uma audiência altissima para o horário que estava sendo exibido, perto da meia-noite na TV Asahi. Com isso, o canal NTV notou o potencial da moça e resolveu apostar na jovem atriz e botou ela para protagonizar seu drama FACE, que teve uma audiência mais ou menos.
Satisfeitos com TRICK, a TV Asahi resolveu produzir uma segunda temporada que foi um sucesso maior ainda, conseguindo 10.6% de média (e com episódios que passaram 12%).
Ai veio o papel que fez dela uma estrela: GOKUSEN.
Mas não foi tão fácil. Apesar de Gokusen ter tido uma audiência ótima (mais de 17% de média), seus dramas seguintes não tiveram o mesmo impacto.
Depois de uma série de dramas esqueciveis, ela conseguiu um papel secundário num drama da NHK. Depois, voltou para uma terceira temporada de Trick. A diferença agora é que a série estava sendo exibida em horário nobre e não mais tarde de noita e quando o drama foi um sucesso, Nakama Yukie foi a mais beneficiada e seu salário subiu bastante e ela conseguiu um papel principal em um drama gekku, Tokyo Wankei.de
Mas Tokyo Wankei foi um fracasso e para salvar a imagem dela, foi decidido fazer uma segunda temporada de seu drama de maior sucesso: Gokusen.
Uma decisão certa que salvou a carrera dela. Gokusen 2 foi um fênomeno de audiência, passando até dos 30% e fez a popularidade de Nakama Yukie bater no teto (assim como o seu salario). Ela recebeu milhares de proposta de anúncios, foi convidada para apresentar Kouhaku e o caramba...
Desde então, Nakama virou uma estrela a-list. E como uma boa estrela a-list, ela não bota seu pé fora de casa para filmar qualquer coisa. Não, não. Desde o enorme sucesso de "Gokusen 2", ela só gravou dois especiais (um de 80 anos da NHK e um epico para a TBS) e atualmente está gravando o drama taiga (que dá uma p. de uma credibilidade e deixa o curriculo bem mais bonito).
Ela também fez filmes. TRICK ganhou vida nas telonas e ela também estrelou o chatérrimo mais bonito de se ver filme de samurai Shinobi (que está disponível no Brasil). Ela foi escolhida para protagonizar o filme Ooku, que é uma continuação do drama de sucesso que a Fuji TV exibiu (e que não Yuki no elenco).
Cachê de comercial: Cerca de 70 milhões de yen.
Matsushima Nanako: A mais bem paga
Atriz que só tem sucessos estrondosos desde 1998, ganha 4 milhões de yen por drama.

Matsushima Nanako começou como uma modelo de roupa de banho que promovia empresa de farmecêutica (Nakama Yukie também começou a carreira fazendo foto de maiô). Ela conseguiu uns papéis ali e acula em dramas esqueciveis. Mas em 1996, ela audicionou e conseguiu o papel principal em um drama da NHK: Himawari. Por ser uma novata conseguindo um papel protagônico numa novela desse rede, ela ganhou muita credibilidade como uma atriz de verdade. Daí em diante, as ofertas de trabalho vieram aos montes.
Em dois anos (1997 e 1998), ela já tinha feito 7 dramas. Mas claro que não foi do dia para a noite que ela se tornou a mais bem paga...
Depois de estrelar e participar de um monte de dramas, nenhum especialmente memorável, ela co-estrelou no drama GRAND TEACHER ONIZUKA (GTO).
GTO foi incrivelmente importante pois não apenas ela se apaixonou (e posteriormente se casou e teve uma filha) pelo seu co-star como foi o grande ponta-pé para uma carreira cheia de sucessos. Explica-se: GTO foi um fênomeno enorme, alcançando quase 36% em um cápitulo.
Depois de GTO, ela virou a atriz favorita do público e estrelou o drama médico de sucesso "Kyumei Byoto 24 Ji".
Posteriormente, ela aceitou um papel bastante polêmico e que já tinha sido recusado por outras atrizes: no drama "Majou no Joken", ela interpretaria uma professora que se apaixona por um de seus alunos. Foi um enorme sucesso, assim como seu drama seguinte Koori no Sekai.
Em 2000 ela provou que ela era indubitavelmente uma estrela das maiores: seu drama gekku, "Yamada Nadeshiko" chegou a 28% de audiência.
Depois do sucesso enorme de Yamato Nadeshiko, Nanako resolveu se dedicar ao cinema. Falando em cinema, sabe o filme "O CHAMADO"? Todos sabem que é baseado num filme japonês, certo? Pois era Nanako que protagonizava RINGU.
Em 2002, ela voltou estrelando um drama Taiga na NHK (Toshie to Matsuu) e no ano seguinte fez "Bijo ka Yajuu", um drama gekku que fez enorme sucesso.
Depois, ela teve uma filha e ficou dois anos longe da TV para voltar na terceira temporada do drama médico "Kyumei Byoto 24 Ji" (ela estrelou a primeira temporada).
Desde então, ela fez uma participação especial em Hana Yori Dango como a irmã de Domyoji e dois especiais, o carissimo Furuhata Ninzaburo e o épico e triste Hotaru no Haka.
Nanako tem longos periodos entre um trabalho e outro pois assim ela não cansa o público e garante boas audiências para tudo que faz.
Ela nunca teve um fracasso e todos os seus dramas desde GTO tiveram audiências acima de 18%.
Sem ser tão ocidentalizada quanto outras atrizes, ela, com 1.72 metros, é considerado uma "tipica beleza japonesa". Ela também é considerada a atriz mais elegante.
Quando engravidou, ela foi muito profissional. Tanto ela quanto a super popular atriz jovem Ryoko Hirosue anunciaram sua gravidez no mesmo período. Nanako casou-se com calma e continuou trabalhando até o último minuto para não deixar na mão as empresas que ela anunciava. Já Ryoko Hirosue anunciou sua gravidez e casou super apressadamente, cancelando todos os seus contratos publicitários e perdendo o papel principal em um drama Taiga, deixando muitos enfurecidos. Assim Nanako saíu com sua popularidade quase ilesa enquanto a de Hirosue saíu bem abalada.
Atualmente, Nanako Matsushima está mais voltada para o cinema, que ela não fazia desde 2000. Atualmente, grava a super produção "Inugamike no Ichizoku" e depois estrelará "Bizan".
Abaixo, fotos de Nanako quando era apenas uma swimsuit model.

(Clique para ver maior)
Cachê para comercial: Cerca de 80 milhões de yen.