O poder do tie-in
Praticamente todos os singles que alcançam algum sucesso no Japão têm um tie-in com algum comercial, filme, drama ou vídeo-game. Hoje, eu vou falar sobre o poder desses tie-in na carreira de duas grandes "revelações" do mundo do Jpop: Yuna Ito e ayaka.
Para começar, todos os singles no Japão (ou quase todos) tem tie-in com alguma coisa. Então meu ponto não é que ter tie-in ajuda as vendas, mas sim como os tie-in certos ajudam e muito as vendas.
Vamos começar com Yuna Ito.
A carreira dela foi impulsionada pelo filme Nana, onde ela interpretou Reira. Não que seu personagem tenha alguma importância na história, ela só tem uma fala, mas a música "Endless Story" é usada para um dos momentos mais impactantes do filme. Conclusão: Endless Story acabou vendendo mais de 450 mil cópias.
Alias, vale ressaltar que Mika Nakashima, a Nana do filme, também teve um single de enorme sucesso graças a Nana. Mika, apesar de vender muito bem com seus CDs, não tem grande sucesso com seus singles e graças ao tie-in com o filme, GLAMOROUS SKY acabou sendo o single de uma cantora solo mais vendido de 2005.
Bom, voltando a Yuna Ito, seu single seguinte, o double A-Side Faith/Pureyes estreou em 6º e vendeu pouco mais de 50 mil cópias, muito menos que seu single anterior. Faith teve um tie-in importante, o encerramento do drama Unfair (estrelando Ryoko Shinohara), mas não caiu no gosto do público como ENDLESS STORY.

Mas isso garante que Yuna Ito tem uma carreira de sucesso pela frente?
Bem, não exatamente. Assim como ENDLESS STORY, Precious foi usado para um dos momentos mais impactantes do filme UMIZARU: LIMIT OF LOVE. Umizaru é, nada menos do que um dos maiores sucessos do cinema japonês na história, então o sucesso do single já era esperado.
Porém, apesar do sucesso de PRECIOUS não ter sido merito somente de Yuna Ito, temos que admitir que a agência dela não é boba e consegue uns ótimos tie-ins para ela (me pergunto: qual será o ator poderoso que eles tem para "trocar" por tie-ins de Yuna Ito) e, graças a eles, ela tem 2 de seus três singles com sucesso impressionantes e isso chama muita atenção e habitua os japoneses a imagem dela, então talvez, quem sabe o próximo single dela sem tie-in e o primeiro CD dela sejam grandes sucessos?
Ela até que merece, pois a voz dela é realmente boa e as músicas também.
Seja como for, o próximo single dela, STUCK ON YOU (que é a primeira música agitada que ela lança), é limitado a 70 mil cópias e saí dia 8 de agosto. Veremos como será o desempenho.

A música "I believe" foi escolhida como encerramento do drama RONDO. Esse drama teve o dobro do orçamento de um drama normal e contratou a hiper mega ultra popular atriz corena Choi Ji Woo (que cobrou um salário bem gordo para se deslocar de Seoul para Tokyo). Além de trazer a atriz coreana, quiseram conquistar os muitos fãs japoneses de dramas coreanos fazendo Choi Ji Woo chorar em toda a cena, botando uma música de fundo parecida com "Winter Sonata", copiando cenas e momentos de "Winter Sonata" e até fazendo atores de "Winter Sonata" fazerem participações especiais. Assim, eles conseguiriam agradar mulheres de meia-idade.
Agora, como atrair os homens? Fazendo uma história policial cheia de ação, claro.
Claro que combinar "Winter Sonata" com uma drama policial não é uma mistura muito certa e apesar de caro e com atores respeitados, RONDO ficou muito abaixo da expectátiva e não agradou aos telespectádores.
Mesmo assim, a audiência foi média e a mais beneficiada foi ayaka (que conseguiu cantar a abertura graças a Takenouchi Yutaka, que é da mesma agência, a Ken-On) e "I Believe" foi um sucesso vendendo mais de 200 mil cópias.
Mas parece que só foi graças ao tie-in mesmo, pois o single seguinte (limitado a 50 mil cópias) foi bem mal, estreando em 14° e vendendo menos de 17 mil cópias.

Como Ito Misaki também era da Ken-On, foi fácil conseguir e estava tudo certo para ela cantar a música de abertura. Tudo mudou na última hora e o KAT-TUN acabou cantando a abertura e ela o enceramento (acho que a Johnny's deve ter mandando trocar ou algo do gênero, pois em tudo quanto era canto dizia que era a ayaka que ia cantar a abertura).
Encerramento ou abertura, se o drama fizesse sucesso (ou se a música caisse no gosto do público), "REAL VOICE" seria um sucesso.
Mas nenhum dos dois aconteceu: nem o drama foi o sucesso esperado nem REAL VOICE caíu no gosto do público.

Entre um single despercebido e outro, ela lançou um single tie-in com o video game "FINAL FANTASY" que incluia as músicas "1000 no Kotoba" e "Real Emotion". Esse single foi um sucesso. Mas depois, ela voltou a caír de novo e só estourou bem depois.
Alguns artistas de sucesso tiveram enormes sucessos graças a tie-ins bem sucedidos: "Can You Celebrate?" foi tema de abertura do drama "Virgin Road" que foi um enorme sucesso. O single, é o mais vendido de Namie Amuro e o mais vendio de uma cantora solo na história do Japão.
"Sekai ni Hitotsu Dakeno Hana" do SMAP foi tema do elogiadissimo drama "Boku no Ikiru Michu". "Sekai ni Hitotsu" vendeu mais de 2 milhões de cópias e é um dos singles mais vendidos da história do Japão. "Seasons", o single mais vendido de Ayumi Hamasaki (segundo, na verdade, mas o primeiro é o 4 A-Side 'A'), também foi tema de drama.
Claro que as vezes os tie-in não são sucesso: "Forgiveness", uma música paradona, foi um dos maiores fracassos de Ayu e foi usada como tema de um drama (que também fracassou). De novo usando Ayu como exemplo, Startin', que foi usado como tema de um vídeo-game, também não agradou (também, diferente do single de Final Fantasy de Koda Kumi, Startin' era pessimo).
Claro que as vezes uns singles nada a ver estouram, como SAKURANBO, de Ai Otsuka e Jupiter de Ayaka Hirahara. Eles não tiverem promoções bizarramente grandes, mas agradaram bastante e foram enormes sucessos.
Isso é tudo. Espero que tenham gostados ;D.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home