Desempenho dos Doramas de Verão
Nesse post, vamos ver o desempenho dos dramas nessa temporada. A tendência é a audiência do primeiro cápitulo ser a maior e o segundo cápitulo mostrar melhor como vai ser o desempenho do drama. É raro, mas acontece dos dramas irem aumentando a audiência quando agrandam o público como aconteceu com Gokusen, Hana Yori Dango, entre outros.
Pois bem, vamos dar uma olhada no desempenho dos Jdramas dessa temporada:

(Suplementos)
Fuji TV; Segunda as 9 da noite
Baseado em um mangá josei
"Sapuri" é a história de Fuji Minami, uma públicitária que acha que o trabalho é a vitamina necessário e amor é só um suplemento. Ela trabalha tanto que o trabalho acaba interferindo na vida amorosa dela. Até que chega um jovem estágiario na firma que faz com que ela começe a mudar sua percepção da vida.
Então, como é costume para um drama gekku, os protagonistas estão super na moda. Ito Misaki estourou em Densha Otoko e desde então só fez hit atrás de hit, com Kiken na Aneki (que é pessimo) estabelecendo ela como uma das atrizes que mais trazem rating. Kamenashi Kazuya é um Johnny's que atuou em sucessos como Gokusen 2 e protagonizou Nobuta wo Produce e é membro da boyband mais popular atualmente, o KAT-TUN.
Só os protagonistas já seriam garantia de boa audiência, certo? Junte isso ao fato de ser uma relação "garoto mais novo e mulher mais velha", exatamente como Kamenashi protagonizou com Koizumi Kyoko na vida real e foi manchete em tudo quanto é jornal.
Com uma promoção grande e protagonistas de renome, esperava-se que Sapuri fosse o suceso da estação e que facilmente passaria a marca de 20% de audiência.
Mas o primeiro cápitulo não passou do 18%, ficando em 17.9%, o que já era um sinal de problema. No segundo cápitulo, que mostra mais fielmente como será a audiência da série, teve uma queda de 4%, ficando com apenas 13% de audiência. O terceiro mostrou uma melhoria e alcançou 14.4%, mesmo assim, longe da audiência que era esperado desse dorama.
Talvez a audiência cresca um pouco quando o românce esquentar, mas seja como for, esse drama passou longe das expectátivas inciais.
Conclusão: Fracasso (um drama que se esperava ser o sucesso da estação, não conseguiu passar dos 20% e é provavel que nem passe dos 15% para os próximos cápitulos).

Fuji TV. Terça as 21 horas.
Baseado em uma história real
Pelo que eu vi, é um drama adolescente bem simpático e tem um elenco refrescante: Nana Eikura, a diva das adolescentes japoneses por ser a principal modelo da revista Seventeen, e Kato Rosa, em sua estréia como protagonista na TV depois de estrelar vários filmes, são as duas protagonistas.
Mas parece que o drama não agradou. Começou com frios 13% e o segundo caíu para a zona de um digito, com 9.5%.
Conclusão: Fracasso (Atingiu zona de 1 digito.)
Nesse dorama, temos o popular ator Abe Hiroshi fazendo o papel de, hmm, um homem que não consegue casar, obviamente. E nem pensa nisso. Ele já não é mais nenhum jovem e tem uma carreira de sucesso, mas casamento não passa pela cabeça dele...
O primeiro cápitulo foi o único da temporada a ultrapassar os 20%, chegando a 20.2%. O pico do episódio foi a cena em que a bunda de Abe Hiroshi apareceu e essa cena certamente foi um dos motivos para a alta audiência.
Já no segundo capitulo, a audiência cai em mais de 5%, alcançando 14.4%, um desempenho não muito bom.
Fushin é a palavra japonesa para casos ou affairs. Nessa história, uma dona de casa descobre que seu marido está sendo infiel e desesperada, faz de tudo para evitar isso. Enquanto isso, uma mamasan glamurosa com bom coração se apaixona por ele. Agora, advinhem quem é a hostess e quem é a dona de casa na foto acima?
Erraram. A esbelta Ryoko Yonekura com seus longos cabelos é a pacata dona-de-casa, enquanto Yuki Matsushita, a de cabelo curto e rosto mais redondo é a mamasan. O diretor de casting ficou louco?
Não exatamente. A troca de papeis se deu para chamar a atenção, pois uma mamasan é a tipica personagem que Yonekura costuma interpretar e uma dona-de-casa é o tipico papel de Matsushita e o públicio ficaria mais curioso para ver a série quando Yonekura é uma pacata dona-de-casa e Matsuhima uma glamurosa mamasan. Mesmo assim, depois de ver o primeiro episódio (que é bem legal), é meio estranho ver esses papeis invertidos.
Pois a competição para Fushin estava díficil. No mesmo horário, Ryoko Shinohara, que é sinônimo de audiência alta, estrela Hanayome wa Yakudoshi! na TBS (que tem o mesmo público alvo que Fushin: mulheres). Por isso, a Fuji TV fez uma promoção pesada (vejam o que eles fizeram com a Estação do bairro de Omotesando. São mais de 100 desses).
Toda promoção deu certo pois Fushin no Toki ganhou com 14% contra 13.2% da concorrência. Os dois episódios seguintes registraram quedas: 12.8% para o segundo e 12.3% para o terceiro.
Conclusão: +- (Mais ou menos. Tem ganho da concorrência pesada. Por outro lado, Ryoko Yonekura deveria trazer audiência mais alta e a audiência vêm registrando quedas e está cada vez mais próxima a Hanayome, que pode vir a passá-la a qualquer momento).

(Noíva em Idade Crítica)
TBS. Quintas as 22 horas.
Baseado em um blog que deu origem a um livro.
Ryoko Shinora interpreta Ichiro, uma âncora que é substituida por uma bem mais jovem e que é relocada para um programa de variedades sobre noívas de famílias rurais. Ao encontrar seu ex-namorado num Go-kon, ela pede para ele ajudá-la: ela vai fingir ser a noíva dele e vai viver com a família rural dele. Mas tem um problema: a sogra.

(Eu Amo Mamãe Mais que Todos)
TBS. Domingo as 9 da noite.
Então, esse drama tinha tudo para dar certo: um autor de sucesso escrevendo um tipo de drama que ele sabe fazer bem. Além disso, Tamura Masakazu estava de volta mas com uma virada: ao invez de interpretar um pai careta como de costume, ele ia interpretar um pai dono-de-casa completamente apaixonado por sua esposa trabalhadora!
Como se isso não fosse o suficiente, Uchida Yuki iria voltar a atuar depois de três anos longe das telas. Ela iria interpretar a irmã que sempre bate nos garotos que se atrevem a azucrinar seu irmãozinho.
E, ainda por cima, seria o primeiro drama a estrear da temporada (ou seja, sem nenhuma competição). Surpresa quando conseguiu o muito abaixo do esperado: apenas 13.4%. E a audiência continuou despencando: 10.9; 10.2. Por sorte, conseguiu subir para 12.8% antes de chegar a perigosa zona de um digito.
Conclusão: Fracasso (Tinha tudo para dar certo mas não chegou nem a 15%).

(Uma Música para o Sol)
TBS. Sexta as 10 da noite.
Baseado em um filme japonês que por sua vez é baseado em um filme chinês que é baseado em um livro
Bom, vamos lá: o boom do "amor puro" aconteceu em 2003, 2004, graças ao sucesso do drama coreano Winter Sonata (Fuyu no Sonata no Japão) entre mulheres de meia-idade e do livro Sekai no Chuushin de, Ai wo Sakebu, entre garotas adolescentes.
Sekachu foi adaptado para um filme que foi um gigante sucesso e virou um drama que, de novo, foi um enorme sucesso. Ai a Toho resolveu adaptar outro livro best-seller de "amor puro" em filme, "Ima, Ai ni Yukimasu", que também foi um enorme sucesso e deu origem a um drama na TV que teve audiência fraca.
Então, "Taiyou no Uta" é o terceiro filme da triología do "amor puro". Mas diferente de seus antecessores, não fez muito sucesso, estreando em 6o lugar nas bilheterias. Parece que o boom do amor puro já passou no Japão.
A escolha de Yamada Takayuki e Sawajiri Erika para os papeis principais causou muita polêmica. A começar pelo fato que esse seria o terceiro drama de Yamada Takayuki em estilo amor puro (apesar de Byakuyakou ter estupro, assassinatos e sexo, foi tratado como um drama de amor puro) e o terceiro drama de amor puro com encerramento de Kou Shibasaki e o fato de Erika estar atuando num papel bem parecido do seu drama anterior, onde ela foi revelado, 1 Littoru ni Namida (garota doente em história feita para levar o telespectador as lagrimas). Além disso, ambos já tinha sido escolhidos para protagonizarem juntos um filme (que ainda não estreou).
O segundo motivo é que para um drama de amor puro, espare-se que os atores tenham imagens boas perante aos telespectadores, certo? Mas a TBS resolveu ir contra isso e tentar capitalizar e chamar a atenção botando dois atores cheios de escândalos recentes juntos numa história de amor puro.
Ela é uma das atrizes jovem mais promissoras, com inumeros prêmios por sua atuação mas apesar disso ela não tem nenhum contrato publicitário por causa de sua imagem de "jovem problemática". Ela já foi vista saíndo com vários atores (incluindo ninguém menos que Yamada, que protagoniza o drama com ela), bebendo, fumando e é frequentemente acusada de ser má educada e dificil de lidar pela conservadora imprensa japonesa. Quanto a ele, foi descoberto que ele tem um filho ilegitimo.
Então, o filme não foi um sucesso e os atores não estão em bons termos com a audiência. Como seria o desempenho? Fraco, é a resposta: 13.8% para seu primeiro capitulo. O segundo competiu com Howl's Moving Castle na NTV e despencou de vez, amargando 6.9 pontos de audiência. Depois dessa audiência lamentável, a audiência provavelmente irá subir com o terceiro episódio, mas sem a menor duvida esse drama não vai alcançar audiência satisfatória, logo...
Conclusão: Fracasso

TV Asahi. Quintas as 21 horas.
Nessa temporada, Aya Ueto está em "Shimokita Sundays". É a história de uma estudante universitária que se muda para Tokyo para continuar seus estudos. Lá, ela conhece um grupo de teatro, "Shimokita Sundays" que a fazem rir e ela acaba indo para uma peça deles. Eles são completamente desconhecidos, mas a peça a toca de uma maneira que inspira ela a mudar a sua vida...
O primeiro capitulo conseguiu apenas 11.4% e o segundo caíu para 8.1%, o que deixou bem claro que esse drama era um fracasso. Pode ter algo a ver com o poderoso sitcom "Wataru Seken wa oni Bakari", que é exibido no mesmo horário e tem audiência altissima, mas o público-alvo de ambos é bem diferente.
Conclusão: Fracasso (8.4% para um drama estrelando Aya Ueto e baseado num livro de Ira Ishida? Fracasso total)
Baseado em um mangá seinen.
Como se Hayami não fosse suficiente, outra atriz jovem e promissora, com popularidade crescendo, foi posta para protagonizar: Abu Sakai.
Com esses dois atores protagonizando, bem populares entre os jovens, a TV Asahi estava tranquilo quanto a audiência mas todos ficaram surpresas e alarmados ao ver a terrivel audiência do primeiro capitulo: 9.5%, a pior audiência entre as estréias.
A imprensa escolheu Hayami para culpar quanto ao fracasso. Algumas semanas antes da estréia do drama, ele teve sua popularidade abalada quando uma atriz de filme pornô contou para uma revista de fofoca sobre a amizade deles e a imprensa japonesa foi a loucura e a imagem perfeita dele tinha sido comprometida e com isso várias fãs perderam o interesse.
Seja como for, o segundo episódio foi pior ainda, com apenas 5.2% por causa da concorrência (Howl's Moving Castle na NTV).
Nessa temporada de fracassos, esse drama deve acabar sendo o com a pior média de todos.
Conclusão: Fracasso

NTV. Sabados, 9 da noite.
Baseado em filme coreano de sucesso
Para ser um criminoso hoje em dia, é preciso ser inteligente. Por isso, o herdeiro do líder da Yazuka (interpretado por Nagase Tomoya) é mandado de volta para a escola secundária, onde todo mundo é pelo menos 10 anos mais novo que ele, para conseguir um diploma e só depois poder liderar a máfia japonesa.
Durões em escola é um tema popular em dramas japoneses. Alguns tiveram enorme sucesso (GTO, Gokusen, Dragon Zakura), outros foram fracassos retumbantes (Gachi Baka), mas toda estação podemos esperar um drama desse tipo.
My Boss My Hero é o único drama de sucesso da temporada (embora Kekkon Dekinai Otoko tenha a possibilida de alcança-lo) e estreou com bons 19%, caindo para 16.7% no segundo episódio e subindo para 18% no terceiro, mantendo uma audiência mais ou menos estável e sempre aceitável.
Conclusão: Sucesso
_________________________________
Acho que está bem claro que essa temporada está sendo um fracasso total.
Eu não comentei duas séries: a tipica série policial da temporada (PS Rashoumen da TV Asahi) e a tipica serie de aeromoças (CA to Oyobi da NTV) pq ambas não tem nada para ser comentadas e tem audiência abaixo do esperado (entre 12 e 10%), assim como a maioria das séries esse temporada.
Quase tudo fracassou. Temos vários fracassos, duas séries com desempenhos medianos; um possível sucesso e um sucesso de fato.
E vocês? Que séries estão assistindo e estão curiosos para assistir essa temporada?
0 Comments:
Post a Comment
<< Home