Por Trás do Sol Nascente

Monday, July 24, 2006

Money, Money, Money


No Japão, o dinheiro que as celebridades ganham por vendas de CDs, singles, atuações em doramas e comerciais não vai direto para o mão deles.

O dinheiro vai primeiro para a agência que os representa. Para a Ayu e para Koda, o dinheiro vai para AVEX; para os membros da KAT-TUN e do SMAP, para a Johnny's; para as Morning Musume e para Aya Matsuura o dinheiro vai para a UpFront Agency; para a Namie Amuro, vai para a Vision Factory e assim por diante.

A agência paga para eles um salário mensal, de acordo com o quanto eles lucram. Algumas celebridades tem um contrato muito bom, como Ayu e Utada Hikaru. A primeira tem um patrimonio que deve passar os 30 milhões de dólares (apesar da AVEX ter umas clausulas contratuais bizarras) e a segunda, mais de 50 milhões.

Outras, tem um contrato mediano. Tirando os membros do SMAP, os agênciados da Johnny's não ganham tanto, assim como as meninas do Morning Musume. Aya Ueto, a idol mais famosa do Japão, tendo 14 contratos publicitários (cada um pagando cerca de 580 mil dólares) e tendo feito dois dramas esse ano (com um salário de 1.5 milhões de yen), também não ganha tanto quanto poderia. Mesmo assim, eles ganham bem o suficiente para viver confortavelmente, principalmete Aya, que não tem que divdir seu salário.

Já alguns, ganham extremamente mal. Nesse se destaca Koda Kumi. Graças a ela, a AVEX faturou mais de 10 bilhões de yens. Mas seu salário em 2005 era de apenas 150.000 yen, ou seja, menos de 3 mil reais!! Com isso, ela não teria nem dinheiro para pagar o aluguel de seu pequeno apartamento em Shibuya que era de 200 mil yen (Shibuya é uma área bem cara para se viver), mas ela dividia o aluguel com seu namorado, um empresário, e o dinheiro extra que ela ganhava de comerciais a ajudava. Ela nem comer fora, come, tendo que fazer suas proprias comidas. Dizem que seu faturamento anual é 1/200 comparado com o que Ayu ganha.

O motivo é que demorou muito para ela finalmente estourar, fazendo com que a AVEX perdesse muito dinheiro promovendo ela antes do sucesso. Mesmo depois do sucesso, eles não foram capaz de recuperar 100% do que gastaram pois a promoção de seus CDs e singles são muito caros. Espero que o salário dela tenha subido e MUITO esse ano pois é um absurdo ela trabalhar tanto por menos que um salário de um salarymen. Até as office ladies tem salário maior (média de 2 mil dólares).

Alias, esse negócio de agência é muito complicado e cheio de regras. Por exemplo, não se pode processar agência, nem gravadoras, não importa o quão mal você é tratado ou o quão ruim é o seu contrato. A Ami Suzuki tava no topo da sua carreira em 1998 e processou sua agência (pois a agência teve problemas legais e ela ficou com medo que isso afetasse sua imagem) e pronto. A Sony terminou o contrato com ela e ela foi posta na lista negra da industria fonográfica, sem nenhuma gravadora ou agência aceitando ela. Ela até conseguiu entrar para uma agência respeitada e grande, cuja a maior parte dos agênciados eram comediantes, mas nem eles conseguiram arranjar trabalho para ela e ela teve que fazer tudo independetemente. Lançou CD independente, site independent...

Só em 2004, seis anos depois, ela conseguiu ser contratada pela AVEX e voltar a sua carreira. Ela começou bem fazendo uma Zepp tour, com promoção grande para seus lançamentos por parte da AVEX e conseguiu até participar do Kouhaku mas não teve mais nenhum hit e parece que ela está se voltando para a atuação e tem até um papel secundário em "Over the Rainbow", onde ela faz o papel da amiga da protagonista (Ueno Juri). O diretor de "Over the Rainbow" é bem conhecido e alguns de seus trabalhos até saíram em DVD nos EUA, como o bom "All About Lily Chou-Chou".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home