Por Trás do Sol Nascente

Tuesday, July 25, 2006

Howl's Moving Castle dar dor de cabeça a canais de TV


Os filmes do Studio Ghibli são os grandes eventos cinematográficos do ano no Japão. São sempre os mais vistos do ano, na frente de todos os blockbusters americanos. Também vendem horrores em DVD (Chihiro e Howl's venderam mais de 2 milhões de cópias cada *O*). É recorde atrás de recorde. A Viagem de Chihiro e Princess Monoke são respectivamente os filmes que mais venderam ingressos na história do Japão. Chihiro é o que mais lucrou e Monoke só fica atrás de Titanic (pelo fato de ingressos de criança serem mais baratos).

Todo sucesso, é claro, é merecido, pois os filmes do Ghibli são ótimos.

Por promover e financiar o Studio Ghibli (acho que eles até são sócios), a NTV tem acesso exclúsivo a tudo do estúdio: reportagens, trailers, especiais e, é claro, os filmes. Eles usam e abusam disso, tanto que até o mascote do canal foi criado pelo estudio.

"HOWL'S MOVING CASTLE" alcançou 32.9% de audiência. Na TV japonesa, qualquer filme, drama ou programa de variedades que passa dos 20% já é considerado um sucesso, então 32.9% é algo incrível, mas não surpreendente quando se trata de um filme Ghibli.

Não espalhe, mas KimuTaku pode estar na TBS no Outono.

Primeiro a Johnny's teve dor de cabeça. Takuya Kimura do SMAP dá a voz ao protagonista do filme. Já Nakai, da mesma banda, apresenta o programa de varíedades Kinsma. O que uma coisa tem a ver com a outra? Tanto Kinsma quanto o filme estariam sendo exibidas no mesmo horário e uma das regras do Johnny's é que seus agenciados não podem aparecer na TV no mesmo horário para não rolar competição.

Primeiro eles pediram para a NTV a mudar o horário do filme. Eles não aceitaram pois o filme estava sendo exibido dia 21 de Julho para coincidir com o novo filme da Ghibli: "Gedo Senki", que estréia dia 29.

Sem ter outra opção, a agência foi conversar com TBS, o canal que exibe o programa apresentado por Nakai. Eles concordaram em Nakai não participar do programa no dia sob a alegação de estar com um problema no olho. O motivo da TBS ter sido tão legal com a Johnny's é que eles estão de olho em Kimura Takuya para estrelar em um de seus dramas de outono. Realmente, só KimuTaku mesmo para fazer a audiência dos dramas subirem um pouco. Agora, se Nakai realmente não apresentou o programa, isso eu não sei... o plano era esse de acordo com os sites de fofoca japonês.

Bom, então, a NTV deve ter ficado muito feliz com a audiência de Howl's Moving Castle. Quanto as outras emissoras... coitadas, devem ter tido as piores audiências do ano.

Para vocês terem uma idéia de como a coisa foi feia, nenhum programa teve mais de um digito de audiência. O programa mais visto foi um sobre culinária na NHK que teve apenas 9.3%. Em segundo veio Kinsma, que ficou com 7.2% na TBS. Dois dramas que já estavam mal das pernas, desabaram de vez e tiveram ratings terriveis: Taiyou no Uta caiu quase 50% do capítulo de estréia e teve apenas 6.9%. Já Regatta, o maior fracasso entre os dramas dessa temporada, teve 5.2%. Mas o pior colocado foi um especial sobre Zico na TBS, que só conseguiu 5.1%. Parece que depois da Copa, os japoneses perderam o interesse nele...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home