Por Trás do Sol Nascente

Saturday, September 16, 2006

Amane Kaoru é um fenomeno

Erika Sawajiri foi muito elogiada por sua performance em 1 Littoru ni Namida, que a revelou ao público e foi um grande sucesso, e talvez seja uma das atrizes jovens mais promissoras do Japão hoje em dia.

Se não fosse por um detalhe: ela tem uma reputação terrivel. Porque? Primeiro, porque ela troca de namorado constantemente (algo bem escândaloso para o público japonês), ela já foi fotografada com dois 'namorados' em apenas duas semanas. Além disso, ela é acusada de ser dificil de se lidar, bullying atrizes mais jovens, ser arrogante, etc. Recentemente, foto delas com 15 anos na casa de um cara, bebendo vinho e fumando cigarros surgiram na imprensa.

O resultado disso: ela não tem nenhum contrar publicitário.

Por outro lado, por ela ser uma atriz muito boa, ofertas de trabalho chovem e ela estrelara vários filmes que estreiaram ainda esse ano.

Mas muitos ficaram surpresos quando ela foi escolhida para estrelar o drama junai (de amor puro) Taiyou no Uta, junto com Yamada Takayuki, que tem uma imagem tão denegrida quanto a dela. Mais detalhes sobre Taiyou no Uta aqui.

Pois bem, no post que linkei eu tinha dito que Taiyou no Uta tinha tudo para ser um fracasso (assim como quase todos os outros dramas na temporada). Mas conseguiu se recuperar um pouco e tem ficado um pouco acima de 10%, que está longe de ser considerado uma audiência satisfatória porém é boa para uma temporada hiper fraca como essa.

Taiyou no Uta (Música do Sol) é a história de uma cantora de rua que tem um doença que a proibe de pegar luz do sol (Erika é bem bronzeada para esse papel, mas bom...). Por tanto, ela só canta de noite e volta para casa quando o sol está nascendo. Todo dia ela observa, pela sua janela, um surfista indo para a praia. Obviamente eles se apaixonam e esse é o ponto inicial da história.

Anyway, o drama é baseado no filme que estrelava YUI e que foi exibido no cinema tipo um mês antes do drama estrear. O filme foi baseado num filme chinês que ganhou vários prêmios que por sua vez foi baseado em um livro.

Como a personagem é uma cantora, tanto o drama quanto o filme lançaram singles das protagonistas. Estes singles estão na moda desde que "Endless Story" (de Yuna Ito as REIRA) e "Glamorous Sky" (de Mika Nakashima as NANA) foram enormes sucessos.

Pois bem, "Goodbye Days" de YUI as Amane Kaoru foi um sucesso. Mas como seria o desempenho de Erika Sawajiri, que nem uma cantora é?

Para começar, o single foi promovido só como Amane Kaoru. O nome de Erika Sawajiri não constava em nenhum lugar da capa. Seria medo da gravadora que o nome da moça com pessima reputação afetasse as vendas?

Além disso, Erika cantou "Taiyou no Uta" apenas no programa CD:TV (fazendo playback), um programa do mesmo canal que exibe o drama (TBS) e que tem audiência muito mais baixa que seus concorrentes (Utaban, Hey x 3 e Music Station) por ser exibido a meia-noite. Alias, ela só apareceu na TV dublando a música depois do single já ter vendido 500 mil downloads e sendo a música que mais vendeu antes do lançamento do single.

Mas o single surpreendeu a todos a ter vendas do nivel de Ayumi Hamasaki na primeira semana: 160 mil cópias vendidas.

E as vendas continuaram altissimas na segunda semana: 111 mil cópias.

Se as vendas continuarem do jeito que estão (provavel), "TAIYOU NO UTA" pode ser o segundo single de uma cantora solo mais vendido do ano, atrás apenas de "4 HOT WAVES" (e pode até passar esse!!) e ultrapassando todos os singles de Koda Kumi, Ayumi Hamasaki, Ai Otsuka, etc. lançados até agora (embora competições arduas venham pela frente como os novos singles de Mika Nakashima as NANA e Yuna Ito as REIRA e o novo de Koda Kumi).

Ou seja, Erika não é uma cantora, tem uma pessima reputação, essa música não teve tie-in nenhum a não ser com o drama (obvio) que teve audiências medianas e ela ainda não foi promovida em nenhum programa. E mesmo assim, já vendeu mais de 270 mil cópias em apenas duas semanas (que é bem mais do que "Good-bye Days", o single de YUI as Amane Kaoru, vendeu no total).

Como? Porque? Será que a fanbase dela é maior do que todos pensavam? Será que a música caíu mesmo no gosto do público?

Abaixo o clipe de Taiyou no Uta: