Koda Kumi
Gente, o post começa com uma biográfia de Koda Kumi, mas você pode pular direto para a parte com as notícias lá no meio.

Koda Kumi ralou muito, mas com uma promoção gigante, a cantora que fez o 'ero-kakoii' (erotico chique) virar moda no Japão, ultrapassou Ayumi Hamasaki e virou a cantora solo que mais vende na Terra do Sol Nascente.
Ela era cheinha, por isso foi proibida de aparecer na TV e a perder peso pela AVEX. Ela também sofreu ao ver a banda da irmã (Misono), Day After Tomorrow, ser um sucesso quase que instântaneamente enquanto ela ralava a anos e não conseguiu nenhum single Top 10.
A cantora era só mais uma na multidão de cantoras sem muito brilho no Jpop, mas depois de perder muito peso e misteriosamente ficar mais bonita, ela adotou a imagem 'ero-kakoii'. O que é isso? Nada mais que uma imagem super carregada de apelo sexual, um estilo que apesar de super popular no Ocidente (nos EUA, principalmente), nunca foi um ponto focal dos artistas japoneses.
E se engana quem pensa que a moça, com uma das melhores vozes entre as cantoras de Jpop populares, atraí a atenção principalmente de marmanjos. Grande parte do público de Koda são as mulheres jovens, na adolescência e com seus 20 e poucos anos.
Apesar de sua imagem altamente sexual, Koda Kumi também é uma das estrelas japonesas que mais esbanjam simpátia e carisma, apesar de ser muito criticada no Ocidente (muito mais do que no Oriente) pela sua imagem super sexual.
Pois bem, quando a cantora deixou de ser uma cantora entre muitas outras e se tornou uma cantora ero-kakoii, ela finalmente, depois de muita dureza, atraíu a atenção do público japonês. Seus singles depois da mudança de imagem venderam consideravelmente mais, assim como seu CD "Secret".
Ao notar o potêncial, a AVEX, a gravadora/agência de Koda resolveu lançar uma coletânea.
No Japão, coletâneas vendem muito mais que CDs de estudio pois os cantores e bandas lançam single sem parar. Os singles, inclusive, costumam ser mais bem produzidos e bem feitos do que as outras faixas do album, que raramente são promovidas.
"BEST ~FIRST THINGS~", o título da coletânea, foi acompanhado por uma promoção enorme. A capa trazia ela mostrando seu decote gigante e uma imagem similar foi reproduzida em um anúncio num prédio no centro de Shibuya, o distrito mais movimentado de Tokyo (e possivelmente, do mundo). No dia do lançamento, milhares de sósias e a propria Koda Kumi saíram de um ônibus e cantaram e dançaram "Butterfly" no meio de Shibuya!
O CD estreou em primeiro lugar, vendendo mais de 500 mil cópias e desde então Koda Kumi não saíu das manchetes.
Ela resolveu lançar um projeto inédito: lançar 12 singles em 12 semanas consecútivas, cada um num estilo diferente, acompanhado de um clipe e promoção extensiva na TV. Cada umas das 12 capas representava um país (inclusíve o Brasil ^_~) e juntos, o lado e a contra capa do CD formariam uma foto ousada de Kumi. Como se não fosse o suficiente, 9 eram limitados a 50 mil cópias e 4 dos 12 clipes formavam uma histórinha.
Com 12 singles, Koda Kumi não saía da TV e das revistas e isso fez com que sua coletânea ficasse no Top 10 por muito mais tempo que um CD de sucesso normal ficária. Sua performânce no Kouhaku (o programa mais visto anualmente na TV japonesa que é exibido na virada do ano) foi a 2a mais vista da edição 2005-2006, só atrás da mega-boyband SMAP. Sua performânce no prêmio mais respeitado da música japonesa, o RECORD TAISHOU, onde ela usou um vestido que não tapava quase nada, também causou polêmica.
Com tanta promoção e polêmica, a primeira coletânea de Koda Kumi vendeu mais de 1.7 milhões de cópia, enquanto a previsão era de "apenas" 1 milhão (vendas de primeira semana são cerca de 50% do total de um CD no mundo do Jpop) e surpreendendo a todos ao vender 500 mil cópias a mais que "My Story", CD da diva total Ayumi Hamasaki.
Enquanto isso seu DVD "SECRET - First Live" batia recorde de venda e acabou virando o DVD músical mais vendido de uma cantora solo feminina.
Depois de três meses, o projeto dos 12 singles finalmente foi encerrado e foi anúnciado que eles seriam lançados numa segunda compilação, "Best ~Second Sessions~", onde ela aparecia com uma garrafa de leite, sentada na bancada de uma cozinha, só de calcinha. O CD foi lançado em três versões (cada um com capas diferentes): CD; CD+DVD e CD+2DVD (com o show da turnê de "BEST ~FIRST SESSION~"). "BEST ~SECOND SESSION" vendeu mais de 900 mil cópias apenas em sua primeira semana, vendendo em 1 semana, mais que o total que "(miss)understood" de Ayumi Hamasaki vendeu em vários meses.
Depois de dois singles digitais, Koda Kumi finalmente lançou seu primeiro single de verdade desde os 12 singles. "KOI NO TSUBOMI", sobre o primeiro amor, tinha um clipe meiguinho. Desde os 12 vídeo-clipes, Koda Kumi faz os dois estilos: "meiguinho" e "fofinho" (em clípes como "Birthday Eve" e "WIND") e o ero-kakoii (em basicamente todos os outros).
KOI NO TSUBOMI tinha um tie-in poderoso (um dorama de sucesso chamado "Busu no Hitomi Koishiteru") foi um sucesso como single e um sucesso maior ainda em vendas por celular e por internet (um mercado atualmente maior do que o de single fisico no Japão), sendo a música que mais teve download legalmente durante o ano.
Ah sim, uma curiosidade: Kumi não gosta da imagem 'ero-kakoii' pois ela acha que dá uma impressão negátiva sobre ela, mas o presidente da AVEX, Max Matsuura, não a autorizou a deixar o visual. Mas se engana quem acha que ela não tem nenhum controle sobre sua carreira: ela escreve sozinha todas as suas músicas (como a maioria das cantoras de Jpop).
E agora, vamos as novídades

Essa imagem é a capa do próximo single de Koda Kumi, "4 HOT WAVE". Será um 4 a-side. A-side é a música principal do single, que ganha clipe e promoção na TV, e b-side é a música secundária do single que só está lá para aumentar as vendas um pouco e não tem nenhuma promoção. Um single normal tem entre 1 e 2 A-side, mas Koda Kumi está lançando um single com 4 a-side.
Singles com 4 a-side são muito caros de se produzir então é claro que a AVEX está esperando muito dele. Só os maiores e mais populares artistas ganham 4 a-side, como Ayumi Hamasaki, que lançou em 1999, quando estava em ascenção (assim como Koda está hoje), o single 'A' que é, até hoje, o single mais vendido dela. Depois, ela lançou mais dois singles, '}{' (H) e '&', ambos 3 a-sides e que venderam incrivelmente bem. Seu último single, Blue Bird, deveria ser um 3 a-side, mas acabou sendo só um 2 a-side por problemas técnicos.
Está vendo os camelos na capa? Pois é, eles estão lá pois a capa foi feito em Marrocos. Sim, Marrocos. Koda Kumi estava lá fotografando para seu primeiro livro de fotos MARROC que foi todo fotografado, advinhem aonde, no Marrocos. Dizem que o livro tem fotos bastante ousada. Alias, essa capa foi muito odiada pelos fãs ocidentais de Koda, mas eu não entendo o porque... é exotica, não é tão ruim assim.
Os clipes de 4 Hot Wave são interligados (assim como os 4 clipes do projeto de 12 singles). Quando "Koi no Tsubomi" foi lançado com uma imagem "meiga", muitos fãs reclamaram. Pori isso, para seus 4 novos clipes (Juicy/I'll Be There/With Your Smile/Ningyo-Hime) ela voltou com a imagem sexy, incluindo uma sugestiva coreográfia em Juicy que inclui até dança da garrafa.
O livro de fotos e o single serão lançados dia 26 de julho, ou seja, amanhã. Essa é uma data muito polêmica pois é o dia do lançamento do novo single do Kinki Kids (foto ao lado)
E dai?, você me pergunta. Pois bem, o Kinki Kids é uma dupla agênciada pela maior e mais poderosa agência do Japão, a Johnny's, que tem as boybands mais famosas e que mais vendem do Japão (liderados pelo SMAP, que tem status de Deuses no Japão) e que tem poder incomparável. Até ai tudo bem, afinal, nem todas as bandas da Johnny's estream em primeiro lugar (Tokio, Arashi, V6 e Kanjani 8 são exemplos).
Mas o Kinki Kids são, atrás de SMAP e de KAT-TUN, a maior "propriedade" da Johnny's. E não é só isso, eles estão no Guiness, o Livro dos Recordes por terem mais número 1 consecútivos que qualquer outro artista na história. E tem pouquissimos artistas que conseguem vendas de primeira semana maiores do que Kinki Kids. E uma dessas pessoas é Koda Kumi com um 4 a-side!
Então a polêmica é essa: Será que Koda Kumi, com seu mega-single, quebrara o recorde de números 1 consecútivo dos Kinki Kids? Na luta dos KK versus KK, quem vai ganhar?
Se Koda Kumi ganhar, pode ter certeza, a imprensa japonesa vai a locura. Assim como as fangirls histéricas dos Kinki Kids (e as fangirls do Johnny's são poderosas e perigosas).
Alias, a escolha dessa data para o single de Koda Kumi foi muito suspeita e é provável que a AVEX tenha a escolhido para se beneficiar de toda a públicidade que Koda Kumi iria conseguir caso seu single derrubasse os Kinki Kids. Alias, não é a primeira vez que a AVEX escolhe uma semana de competição dificil para Koda Kumi: eles decidiram lançar KOI NO TSUBOMI no mesmo dia do poderoso MILKY TEA de Fukuyama Masaharu e se Koda conseguisse o primeiro lugar, a histeria seria grande. Ela perdeu, teve 140 mil cópias vendidas, que a garantiria primeiro lugar em quase qualquer semana, mais ficou 40 mil cópias atrás de Fukuyama. Mas daquela vez foi 1 a-side (Koda) X 2 a-side (Fukuyama) e dessa vez será 1 a-side X 4 a-side e Koda tem grandes chances de saír vitoriosa. Será?
Seja como for, a Johnny's não guarda rancor e Koda Kumi anda aparecendo frequentemente no programa SMAPxSMAP para promover seus lançamentos (inclusive 4 HOT WAVE). Além disso, ela fará um dueto com Shingo Katori (do SMAP) na faixa solo dele, Everybody, no novo CD do SMAP, "Pop Up! SMAP" que, alias, também será lançado dia 26 de julho.
Ah sim, os que compram o novo single de Koda ganham acesso a um site exclusivo com making off e acesso a pré-venda de ingressos para a turnê dela. A parte de pré-vendas chamou a atenção pois essa será a primeira turnê dela desde a "BEST ~FIRST THING~ TOUR" por casas de show pequenas (Zepp).
Os membros do fã-clube de celular dela receberam a info. que seria uma turnê que começaria no fim de 2006 e só acabaria em 2007. Pouco depois, o itinerário da "KODA KUMI LIVE TOUR 2006~2007 BEST ~SECOND SESSIONS~" estava na Internet.
Muitos acharam que seria uma turnê por arenas grandes como as que Ayu faz anualmente e que Ai Otsuka também fez esse ano, pois ela tem popularidade o suficiente. Mas não, a turnê será por halls, ou seja, teatros grandes com cerca de 6, 7 mil lugares (enquanto as arenas cabem de 10 a 20 mil e os Zepps cabem de 2 a 3 mil). Mas o que surpreendeu os fãs na lista de show foi o número de show: 43. A média de shows numa turnê é de 10 a 25 shows, então 43 é um número assombroso e mostra o quão duro Koda trabalha. Mais info. sobre a turnê aqui (em Japonês). Todos os ingressos custam 6300 yen (cerca de 56 dólares, o que é mais barato que um show de Ayu, que custa mais de 70 dólares).

Koda Kumi ralou muito, mas com uma promoção gigante, a cantora que fez o 'ero-kakoii' (erotico chique) virar moda no Japão, ultrapassou Ayumi Hamasaki e virou a cantora solo que mais vende na Terra do Sol Nascente.
Ela era cheinha, por isso foi proibida de aparecer na TV e a perder peso pela AVEX. Ela também sofreu ao ver a banda da irmã (Misono), Day After Tomorrow, ser um sucesso quase que instântaneamente enquanto ela ralava a anos e não conseguiu nenhum single Top 10.

E se engana quem pensa que a moça, com uma das melhores vozes entre as cantoras de Jpop populares, atraí a atenção principalmente de marmanjos. Grande parte do público de Koda são as mulheres jovens, na adolescência e com seus 20 e poucos anos.
Apesar de sua imagem altamente sexual, Koda Kumi também é uma das estrelas japonesas que mais esbanjam simpátia e carisma, apesar de ser muito criticada no Ocidente (muito mais do que no Oriente) pela sua imagem super sexual.
Pois bem, quando a cantora deixou de ser uma cantora entre muitas outras e se tornou uma cantora ero-kakoii, ela finalmente, depois de muita dureza, atraíu a atenção do público japonês. Seus singles depois da mudança de imagem venderam consideravelmente mais, assim como seu CD "Secret".
Ao notar o potêncial, a AVEX, a gravadora/agência de Koda resolveu lançar uma coletânea.
No Japão, coletâneas vendem muito mais que CDs de estudio pois os cantores e bandas lançam single sem parar. Os singles, inclusive, costumam ser mais bem produzidos e bem feitos do que as outras faixas do album, que raramente são promovidas.
"BEST ~FIRST THINGS~", o título da coletânea, foi acompanhado por uma promoção enorme. A capa trazia ela mostrando seu decote gigante e uma imagem similar foi reproduzida em um anúncio num prédio no centro de Shibuya, o distrito mais movimentado de Tokyo (e possivelmente, do mundo). No dia do lançamento, milhares de sósias e a propria Koda Kumi saíram de um ônibus e cantaram e dançaram "Butterfly" no meio de Shibuya!
O CD estreou em primeiro lugar, vendendo mais de 500 mil cópias e desde então Koda Kumi não saíu das manchetes.

Com 12 singles, Koda Kumi não saía da TV e das revistas e isso fez com que sua coletânea ficasse no Top 10 por muito mais tempo que um CD de sucesso normal ficária. Sua performânce no Kouhaku (o programa mais visto anualmente na TV japonesa que é exibido na virada do ano) foi a 2a mais vista da edição 2005-2006, só atrás da mega-boyband SMAP. Sua performânce no prêmio mais respeitado da música japonesa, o RECORD TAISHOU, onde ela usou um vestido que não tapava quase nada, também causou polêmica.
Com tanta promoção e polêmica, a primeira coletânea de Koda Kumi vendeu mais de 1.7 milhões de cópia, enquanto a previsão era de "apenas" 1 milhão (vendas de primeira semana são cerca de 50% do total de um CD no mundo do Jpop) e surpreendendo a todos ao vender 500 mil cópias a mais que "My Story", CD da diva total Ayumi Hamasaki.
Enquanto isso seu DVD "SECRET - First Live" batia recorde de venda e acabou virando o DVD músical mais vendido de uma cantora solo feminina.
Depois de três meses, o projeto dos 12 singles finalmente foi encerrado e foi anúnciado que eles seriam lançados numa segunda compilação, "Best ~Second Sessions~", onde ela aparecia com uma garrafa de leite, sentada na bancada de uma cozinha, só de calcinha. O CD foi lançado em três versões (cada um com capas diferentes): CD; CD+DVD e CD+2DVD (com o show da turnê de "BEST ~FIRST SESSION~"). "BEST ~SECOND SESSION" vendeu mais de 900 mil cópias apenas em sua primeira semana, vendendo em 1 semana, mais que o total que "(miss)understood" de Ayumi Hamasaki vendeu em vários meses.
Depois de dois singles digitais, Koda Kumi finalmente lançou seu primeiro single de verdade desde os 12 singles. "KOI NO TSUBOMI", sobre o primeiro amor, tinha um clipe meiguinho. Desde os 12 vídeo-clipes, Koda Kumi faz os dois estilos: "meiguinho" e "fofinho" (em clípes como "Birthday Eve" e "WIND") e o ero-kakoii (em basicamente todos os outros).
KOI NO TSUBOMI tinha um tie-in poderoso (um dorama de sucesso chamado "Busu no Hitomi Koishiteru") foi um sucesso como single e um sucesso maior ainda em vendas por celular e por internet (um mercado atualmente maior do que o de single fisico no Japão), sendo a música que mais teve download legalmente durante o ano.
Ah sim, uma curiosidade: Kumi não gosta da imagem 'ero-kakoii' pois ela acha que dá uma impressão negátiva sobre ela, mas o presidente da AVEX, Max Matsuura, não a autorizou a deixar o visual. Mas se engana quem acha que ela não tem nenhum controle sobre sua carreira: ela escreve sozinha todas as suas músicas (como a maioria das cantoras de Jpop).
E agora, vamos as novídades

Essa imagem é a capa do próximo single de Koda Kumi, "4 HOT WAVE". Será um 4 a-side. A-side é a música principal do single, que ganha clipe e promoção na TV, e b-side é a música secundária do single que só está lá para aumentar as vendas um pouco e não tem nenhuma promoção. Um single normal tem entre 1 e 2 A-side, mas Koda Kumi está lançando um single com 4 a-side.
Singles com 4 a-side são muito caros de se produzir então é claro que a AVEX está esperando muito dele. Só os maiores e mais populares artistas ganham 4 a-side, como Ayumi Hamasaki, que lançou em 1999, quando estava em ascenção (assim como Koda está hoje), o single 'A' que é, até hoje, o single mais vendido dela. Depois, ela lançou mais dois singles, '}{' (H) e '&', ambos 3 a-sides e que venderam incrivelmente bem. Seu último single, Blue Bird, deveria ser um 3 a-side, mas acabou sendo só um 2 a-side por problemas técnicos.
Está vendo os camelos na capa? Pois é, eles estão lá pois a capa foi feito em Marrocos. Sim, Marrocos. Koda Kumi estava lá fotografando para seu primeiro livro de fotos MARROC que foi todo fotografado, advinhem aonde, no Marrocos. Dizem que o livro tem fotos bastante ousada. Alias, essa capa foi muito odiada pelos fãs ocidentais de Koda, mas eu não entendo o porque... é exotica, não é tão ruim assim.
Os clipes de 4 Hot Wave são interligados (assim como os 4 clipes do projeto de 12 singles). Quando "Koi no Tsubomi" foi lançado com uma imagem "meiga", muitos fãs reclamaram. Pori isso, para seus 4 novos clipes (Juicy/I'll Be There/With Your Smile/Ningyo-Hime) ela voltou com a imagem sexy, incluindo uma sugestiva coreográfia em Juicy que inclui até dança da garrafa.

E dai?, você me pergunta. Pois bem, o Kinki Kids é uma dupla agênciada pela maior e mais poderosa agência do Japão, a Johnny's, que tem as boybands mais famosas e que mais vendem do Japão (liderados pelo SMAP, que tem status de Deuses no Japão) e que tem poder incomparável. Até ai tudo bem, afinal, nem todas as bandas da Johnny's estream em primeiro lugar (Tokio, Arashi, V6 e Kanjani 8 são exemplos).
Mas o Kinki Kids são, atrás de SMAP e de KAT-TUN, a maior "propriedade" da Johnny's. E não é só isso, eles estão no Guiness, o Livro dos Recordes por terem mais número 1 consecútivos que qualquer outro artista na história. E tem pouquissimos artistas que conseguem vendas de primeira semana maiores do que Kinki Kids. E uma dessas pessoas é Koda Kumi com um 4 a-side!
Então a polêmica é essa: Será que Koda Kumi, com seu mega-single, quebrara o recorde de números 1 consecútivo dos Kinki Kids? Na luta dos KK versus KK, quem vai ganhar?
Se Koda Kumi ganhar, pode ter certeza, a imprensa japonesa vai a locura. Assim como as fangirls histéricas dos Kinki Kids (e as fangirls do Johnny's são poderosas e perigosas).
Alias, a escolha dessa data para o single de Koda Kumi foi muito suspeita e é provável que a AVEX tenha a escolhido para se beneficiar de toda a públicidade que Koda Kumi iria conseguir caso seu single derrubasse os Kinki Kids. Alias, não é a primeira vez que a AVEX escolhe uma semana de competição dificil para Koda Kumi: eles decidiram lançar KOI NO TSUBOMI no mesmo dia do poderoso MILKY TEA de Fukuyama Masaharu e se Koda conseguisse o primeiro lugar, a histeria seria grande. Ela perdeu, teve 140 mil cópias vendidas, que a garantiria primeiro lugar em quase qualquer semana, mais ficou 40 mil cópias atrás de Fukuyama. Mas daquela vez foi 1 a-side (Koda) X 2 a-side (Fukuyama) e dessa vez será 1 a-side X 4 a-side e Koda tem grandes chances de saír vitoriosa. Será?
Seja como for, a Johnny's não guarda rancor e Koda Kumi anda aparecendo frequentemente no programa SMAPxSMAP para promover seus lançamentos (inclusive 4 HOT WAVE). Além disso, ela fará um dueto com Shingo Katori (do SMAP) na faixa solo dele, Everybody, no novo CD do SMAP, "Pop Up! SMAP" que, alias, também será lançado dia 26 de julho.
Ah sim, os que compram o novo single de Koda ganham acesso a um site exclusivo com making off e acesso a pré-venda de ingressos para a turnê dela. A parte de pré-vendas chamou a atenção pois essa será a primeira turnê dela desde a "BEST ~FIRST THING~ TOUR" por casas de show pequenas (Zepp).
Os membros do fã-clube de celular dela receberam a info. que seria uma turnê que começaria no fim de 2006 e só acabaria em 2007. Pouco depois, o itinerário da "KODA KUMI LIVE TOUR 2006~2007 BEST ~SECOND SESSIONS~" estava na Internet.
Muitos acharam que seria uma turnê por arenas grandes como as que Ayu faz anualmente e que Ai Otsuka também fez esse ano, pois ela tem popularidade o suficiente. Mas não, a turnê será por halls, ou seja, teatros grandes com cerca de 6, 7 mil lugares (enquanto as arenas cabem de 10 a 20 mil e os Zepps cabem de 2 a 3 mil). Mas o que surpreendeu os fãs na lista de show foi o número de show: 43. A média de shows numa turnê é de 10 a 25 shows, então 43 é um número assombroso e mostra o quão duro Koda trabalha. Mais info. sobre a turnê aqui (em Japonês). Todos os ingressos custam 6300 yen (cerca de 56 dólares, o que é mais barato que um show de Ayu, que custa mais de 70 dólares).
1 Comments:
André vc eh um bom reporter mas não gosto do jeito que vc comparou a koda cum a ayu, pq saum estilos diferentes, mesmo pq a Koda eh + sexy, a Ayu está numa fase assim também. Sou fan da koda mas naum gosto das musicas muito eroticas como: ima sugu hoshii e a nova juicy!
a ayu se deu mal por colocar muitos covers da sweetbox, ela ateh escreveu nu site oficial da sweetbox que saum trabalhos diferentes, as musicas saum as mesmas mas as letras quewrem dizer algo totalmente diferente!!
By
Anonymous, at 9:04 AM
Post a Comment
<< Home